Biblioteconomia Automação de Bibliotecas

Os recursos informacionais eletrônicos apresentam tantas vantagens que se torna muito fácil afirmar que as fontes de informação tradicionais estariam em vias de extinção. Ou seja, que livros e bibliotecas, como os conhecemos até hoje, estariam com seus dias contados. Nos últimos anos, muitas previsões foram feitas nesse sentido. Analise as seguintes afirmativas e assinale a que apresenta INCORRETAMENTE uma dessas previsões.

  • A.

    Na década de 1960, previa-se que os serviços secundários (serviços de acesso) seriam obtidos automaticamente a partir de materiais primários de base eletrônica e estariam disponíveis simultaneamente com a edição de literatura primária.

  • B.

    Na década de 1970, a previsão era de que, dentro de 10 anos, não se usaria mais papel como suporte para registro e comunicação da informação.

  • C.

    Na década de 1980, com as facilidades cada vez maiores do acesso em linha, a crença era na dispensa de intermediários nas consultas a bases de dados bibliográficos.

  • D.

    Na década de 1990, o entusiasmo era relativo a transformações nos catálogos, que passariam a incluir, num futuro próximo, títulos enriquecidos, sumários de documentos e uma série de outras informações, além das tradicionalmente veiculadas.