Biblioteconomia Automação de Bibliotecas

Avalie as afirmativas abaixo sobre automação de bibliotecas.

I. Os padrões para descrição de documentos e intercâmbio de dados facilitam a automação e aumentam o custo-benefício dos processos automatizados, sobretudo quando se pensa em redes de bibliotecas. Atualmente, dois padrões são de grande importância para a automação de unidades de informação: o registro FRBR e a linguagem XML.

II. A qualidade de um software para automação de unidades de informação está relacionada aos módulos que oferece, como aquisição, catalogação, pesquisa, circulação. Ao avaliar a função de catalogação, o bibliotecário deve observar, além de suas funções básicas, se o sistema permite a importação de registros bibliográficos e o processamento de materiais especiais.

Ocorre que

  • A.

    I e II estão incorretas; na era da internet, padrões e normas têm importância relativa e os softwares são substituídos por sistemas online e pelo hipertexto.

  • B.

    II está incorreta; as funções básicas da catalogação e a importação de registros são itens obrigatórios em qualquer sistema de automação.

  • C.

    I e II estão corretas; os softwares e padrões para a automação integram as principais funções de uma biblioteca em um mesmo sistema.

  • D.

    I está incorreta; os padrões mais importantes atualmente, na verdade, são o formato MARC e o protocolo Z39.50.

  • E.

    II está incompleta; no caso da função de catalogação, também é importante avaliar se o sistema permite a inserção de dados patrimoniais.