Biblioteconomia Automação de Bibliotecas

Avalie as afirmativas abaixo sobre automação de serviços bibliotecários.

I. No processo de seleção de um software para a automação de bibliotecas, é preciso avaliar o perfil técnico do sistema por meio de uma série de requisitos funcionais que descrevem a base tecnológica usada, como plataforma, sistema operacional, recursos de rede etc.

II. Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR) e a norma ANSI Z39.2 são padrões fundamentais para a descrição de documentos e o intercâmbio de dados em softwares de automação de serviços em unidades de informação.

É correto afirmar que

  • A.

    a primeira está incorreta; o perfil técnico corresponde aos pré-requisitos do sistema, como necessidade de conversão retrospectiva, de suporte e de treinamento.

  • B.

    ambas estão incorretas; os requisitos funcionais descrevem as atividades da biblioteca e os padrões usados são o formato MARC e o protocolo Z39.50.

  • C.

    a segunda está incorreta; o ISBD e a norma ISO 2709 são os padrões para descrição bibliográfica e intercâmbio de dados mais importantes.

  • D.

    ambas estão corretas; a avaliação das especificações tecnológicas do sistema faz parte da etapa de diagnóstico de um projeto de automação.

  • E.

    ambas estão corretas; os requisitos técnicos devem ser compatíveis com os padrões e a infraestrutura de hardware e de comunicação usados pela biblioteca.