Biblioteconomia Automação de Bibliotecas

Ainda com relação à biblioteca digital, assinale a opção correta.

  • A.

    A portabilidade é um dos requisitos desejáveis em um software para construção de bibliotecas digitais. Este requisito indica se o software possui a habilidade de oferecer outros padrões de metadados além daquele que ele adota.

  • B.

    Usuários devem constituir uma prioridade de segunda ordem na estruturação de uma biblioteca digital, pois os recursos informacionais digitais requerem dos bibliotecários maior atenção devido à complexidade que envolve sua organização e, sobretudo, sua preservação.

  • C.

    São funcionalidades previstas nos modos básicos de acesso à biblioteca digital: o browsing (procurar a esmo ou folhear) nos índices; e a organização da coleção (pesquisar por meio de um mecanismo de busca e baixar e usar documentos).

  • D.

    O desenvolvimento de coleções é uma das atividades que pouco sofreu alterações no ambiente digital, pois seus princípios básicos permanecem os mesmos tanto para as bibliotecas convencionais quanto para as bibliotecas digitais.

  • E.

    O modelo tecnológico de arquivos abertos não se aplica ao desenvolvimento de bibliotecas digitais, pois foi estruturado de acordo com os requisitos de repositórios institucionais e periódicos científicos de acesso aberto.