Biblioteconomia Automação de Bibliotecas

No contexto do planejamento e da implementação de bases de dados em bibliotecas e unidades de informação, uma base de dados é uma coleção geral e integrada de dados juntamente com a descrição deles, gerenciada de maneira a atender a diferentes necessidades de seus usuários.

No que se refere a base de dados, assinale a opção correta.

  • A.

    O BASE (bielefeld academic search engine), um provedor de serviços de acesso aberto, pode ser considerado uma base de dados de fontes.

  • B.

    O Youtube não é uma base de dados, pois não adota nenhum padrão internacional de descrição bibliográfica e sua indexação é realizada pelos usuários.

  • C.

    As bases de dados bibliográficas e catalográficas foram substituídas por aquelas bases de dados que reúnem os próprios documentos em formato integral disponíveis na Internet.

  • D.

    A integração e interoperabilidade são úteis em bases de dados de texto completo, como bibliotecas digitais arquivos de eprints. Entretanto, tal requisito não demonstra utilidade para bases de dados catalográficos, como é o caso dos catálogos públicos de bibliotecas universitárias.

  • E.

    O formato MARC, amplamente utilizado em bases de dados, foi desenvolvido pela Library of Congress e a British Library para a comunicação de descrições bibliográficas em formato legível por computador, de modo que essas descrições pudessem ser reformatadas para atender a qualquer objetivo relacionado com a descrição bibliográfica.