Biblioteconomia Automação de Bibliotecas

Analise as afirmativas abaixo, relacionadas com a formação de um acervo.

I. O bibliotecário conhece, ou deveria conhecer, o acervo sob sua responsabilidade, sabendo melhor do que ninguém em que aspectos ele está fraco, em que aspectos ele está forte, em que aspectos ele atingiu um estágio ideal de desenvolvimento.

II. O bibliotecário conhece, ou deveria conhecer, o usuário cujas necessidades informacionais tem por obrigação procurar atender, sabendo avaliar objetivamente suas demandas e diferenciando aquelas que têm características mais duradouras, ligadas a necessidades reais, daquelas que são ditadas por tendências esporádicas, influência dos meios de comunicação de massa ou modismos.

É possível afirmar que

  • A.

    a afirmativa I está incorreta, pois não cabe ao bibliotecário ter conhecimentos sobre quanto o acervo que gerencia está forte ou fraco, avaliações que só podem ser realizadas por especialistas.

  • B.

    ambas estão incorretas, pois supervalorizam o papel dos bibliotecários na seleção dos acervos.

  • C.

    ambas estão corretas, pois representam um retrato fiel da realidade vivida pelos bibliotecários no que diz respeito à seleção de acervo.

  • D.

    a afirmativa II está incorreta, pois o bibliotecário não pode realizar julgamentos de valor sobre as demandas que recebe, dedicando a todas o mesmo grau de importância.

  • E.

    ambas estão incompletas, pois desconsideram o impacto do mercado editorial tanto sobre o acervo como sobre as demandas dos usuários.