Biblioteconomia Recursos e serviços de informação Bibliotecário de referencia

As bases de dados de referências remetem o usuário a outra fonte, como um documento ou uma entidade, para que obtenha informações adicionais ou o texto completo de um documento. São exemplos: I. Bases de dados bibliográficos, que incluem referências bibliográficas e informam o que foi publicado e onde se publicou. II. Bases de dados textuais e numéricos, que contêm informações típicas de cadastros, como nomes e endereços de instituições. III. Bases de dados referenciais, que mostram o acervo de determinada biblioteca ou rede de bibliotecas. É correto afirmar que
  • A. o item I está correto; essas bases podem trazer resumos que oferecem uma síntese do conteúdo do documento original.
  • B. o item II está correto; esse tipo de base contém uma mistura de dados, incluindo relatórios de empresas e informações estatísticas.
  • C. o item III está correto; as bases referenciais relacionam quais livros, títulos de periódicos e outros itens uma biblioteca ou rede possui.
  • D. todos os itens estão corretos; são bases de dados públicos, cujo acesso se dá por meio de um serviço online ou em CD-ROM.
  • E. todos os itens estão incorretos; tratam-se de bases de dados de fontes, pois contêm dados originais disponíveis nos formatos eletrônicos e impresso.