Biblioteconomia Biblioteconomia

A biblioteconomia e a ciência da informação usufruem crescentemente das tecnologias da informação e da telecomunicação. Com isso, desenvolve-se um universo digital em que são geradas novas formas de organização de informações e, simultaneamente, são criados novos meios para recuperá-las. Nesse universo, encontram-se web sites, listas de discussão, softwares e uma variedade de documentos digitalizados, que passam a requerer novos tipos de tratamento, visando a uma recuperação bem-sucedida. Nesse novo contexto, uma das principais mudanças que afetam a concepção dos sistemas de representação e recuperação de informações é

  • A. a desterritorialização do documento, que passa a ter sua materialidade desvinculada da forma física tradicional, possibilitando uma organização integrada de informações e os correspondentes índices de acesso.
  • B. um maior investimento financeiro para digitalizar não apenas os documentos, mas também os tradicionais catálogos em fichas, provocando uma grande mudança no ambiente das bibliotecas e centros de documentação.
  • C. a implantação e desenvolvimento da plataforma www nos serviços de informação, visando a alcançar bases de dados remotas e oferecer serviços de acesso online aos usuários, inclusive e-mail e listas de discussão.
  • D. a nova disponibilidade tecnológica, que amplia radicalmente as possibilidades de acesso via internet aos acervos digitais gerados em âmbitos particulares e institucionais das mais variadas naturezas.
  • E. o processamento eletrônico do acervo, como catalogação e classificação, nos serviços documentais tradicionais, a fim de agilizar a organização de dados e oferecer acesso a bases referenciais online.