Questão 109192 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Tribunal Regional do Trabalho / 4ª Região (TRT 4ª) 2006

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

O AACR2, cujas regras baseiam-se no ISBD, objetiva facilitar o intercâmbio internacional da informação bibliográfica. Para tanto,

  • A. especifica os critérios para o tratamento de coleções de vários tipos de materiais, tomando por base os dados da catalogação-na-publicação.
  • B. estabelece normas para a descrição de documentos, atribuindo uma ordem aos elementos descritivos e prescrevendo um sistema de pontuação.
  • C. fixa o conjunto de informações descritivas que deve ser aplicado a livros e periódicos, seja em sistemas manuais ou legíveis por máquina.
  • D. agrupa em uma mesma subdivisão o material bibliográfico que apresenta certas características especiais, segundo suas formas de apresentação.
  • E. regula a utilização de regras internacionais, racionalizando os métodos e técnicas de padronização no tratamento documentário.