Questão 319476 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Tribunal Regional Federal / 5ª Região (TRF 5ª) 2008

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

No AACR2, a descrição bibliográfica se divide em uma série de áreas, que obedecem a um padrão único (capítulo 1 - regras gerais), com exceção da área

  • A.

    da edição, cuja indicação nem sempre aparece no documento, e a área do número normalizado internacional, distinto para cada tipo de material.

  • B.

    dos detalhes específicos do material, presente apenas em certos materiais, e da área da descrição física, diferente para cada item descrito.

  • C.

    das modalidades de aquisição, pois as bibliotecas podem optar por não incluí-la, e a área de responsabilidade relativa à série, só aplicada a periódicos.

  • D.

    da entrada principal, que segue regras específicas, e a área da publicação, distribuição etc., nem sempre prescrita pelo código.

  • E.

    das pistas, que depende do catálogo de autoridades adotado pela biblioteca, e a área das notas, um campo livre destinado a anotações.