Questão 382355 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Tribunal de Contas Estadual - GO (TCE/GO) 2009

Cargo: Analista de Controle Externo - Área Gestão de Conhecimento

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Considere as afirmativas abaixo sobre catalogação.

I. Enquanto o AACR-2 é usado para descrever fisicamente um documento e definir a forma das suas entradas, o padrão MARC organiza esses mesmos dados para que possam ser processados por linguagens de marcação.

II. Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos podem ser entendidos como um modelo conceitual que reestrutura os registros bibliográficos baseado na necessidade dos usuários.

III. De acordo com o AACR-2, quando uma obra tem mais de três autores, a entrada principal é pelo primeiro autor, seguido da expressão "et al".

IV. O AACR-2 especifica três níveis para a descrição catalográfica, o que dá às bibliotecas certa flexibilidade para determinar a sua política de catalogação.

V. Segundo o AACR-2, a área dos detalhes específicos do documento, cuja citação é obrigatória, aplica-se a monografias, livros, folhetos e folhas soltas impressas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.