Questão 384739 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Tribunal Regional Eleitoral / Amazonas (TRE AM) 2009

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Em relação ao AACR-2, considere:

I. É possível afirmar que um dos princípios que norteiam o código é a homogeneidade; quanto mais homogêneos forem os dados, maior será a qualidade do catálogo.

II. A determinação dos pontos de acesso compreende duas etapas: a primeira é a própria escolha do ponto de acesso e, a segunda, a escolha da forma dos cabeçalhos.

III. Há três níveis para a descrição catalográfica, o que dá às bibliotecas certa flexibilidade para determinar a sua política de catalogação. Os fatores que afetam a decisão sobre o nível de catalogação a ser adotado incluem objetivo da biblioteca, necessidades dos usuários e importância do acervo.

IV. Ao estabelecer os pontos de acesso secundários para vários tipos de responsabilidade, como tradutor, ilustrador, coordenador etc., é preciso indicá-los segundo a ordem de importância que têm na obra.

V. Na representação bibliográfica, integridade significa que a mesma solução deve ser sempre usada para informações semelhantes.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II, IV e V.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III, IV e V.