Questão 389246 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Tribunal Regional do Trabalho / 16ª Região (TRT 16ª) 2009

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Considere as seguintes afirmativas sobre catalogação:

I. Um registro catalográfico consiste de três partes: ponto de acesso, descrição bibliográfica e localização. O ponto de acesso conduz o usuário ao documento desejado; a descrição permite que o usuário identifique o documento e decida se o item lhe interessa ou não; e a localização indica a forma sob a qual um documento pode ser procurado pelo usuário.

II. A descrição catalográfica segue princípios preestabelecidos que determinam quais elementos devem ser registrados e a ordem em que devem aparecer; para isso, o ISBD é o padrão mais conhecido e universalmente utilizado.

III. Ao catalogar um documento usando o AACR-2, o primeiro passo do bibliotecário é definir o tipo de documento.

IV. Enquanto o AACR-2 é usado para descrever fisicamente um documento e definir a forma das suas entradas, o padrão MARC organiza esses mesmos dados para que possam ser processados por linguagens de marcação.

V. O AACR-2 divide-se em 2 partes: áreas e elementos do registro bibliográfico e pontuação prescrita.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    I, II, III e V.

  • B.

    I e V.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, IV e V.