Questão 452331 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Tribunal Regional do Trabalho / 24ª Região (TRT 24ª) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

O AACR2 − Revisão 2002 incorpora uma série de alterações, que vão desde uma nova redação e a eliminação de regras até mudanças mais significativas, entre as quais se destacam:

I. inclusão de novos conceitos ou alteração de outros;

II. mudanças substanciais nos capítulos 3 (Materiais Cartográficos), 9 (Recursos Eletrônicos) e 12 (Recursos Contínuos);

III. reformulação da regra 0.24, que passou a dar ênfase a todos os aspectos de um item que está sendo descrito, como conteúdo, suporte físico, tipo de publicação, suas relações bibliográficas e o fato de ter sido publicado ou não.

Ocorre que a afirmativa está

  • A.

    incorreta; não houve mudanças importantes no capítulo 3 e a regra 0.24 passou a determinar que a descrição de um item físico deve ser baseada, em primeiro lugar, no capítulo ao qual esse item por sua natureza se insere.

  • B.

    correta; as revisões tornaram o código mais atual, porém a mudança radical é a sua substituição por um novo modelo de descrição, como os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos − FRBR.

  • C.

    incorreta; as revisões do AACR2 não resultaram em eliminação de nenhuma regra e o capítulo 12 teve alterado basicamente o seu título original, antes denominado Publicações Seriadas.

  • D.

    incorreta; foram feitas apenas atualizações de certos conceitos e o capítulo 1 (Regras Gerais de Descrição) foi o que sofreu mudanças substanciais, incluindo a distinção entre ponto de acesso e descrição.

  • E.

    correta; o AACR2 vem sendo reformulado desde 1988 com o objetivo de acompanhar o progresso tecnológico e, ao mesmo tempo, adequar o código aos sistemas automatizados.