Questão 474738 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Tribunal de Justiça   - PE (TJPE/PE) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

  • A.

    Trata-se de uma entidade subordinada e relacionada não governamental com entrada subordinada; portanto, conforme a regra 24.13, a entrada correta é: Universidade Federal de Pernambuco. Núcleo de Estudos de Educação de Jovens.

  • B.

    Considerando que a Universidade Federal de Pernambuco é uma entidade mantida pelo Governo, seguindo a regra 24.18, a entrada correta é: Brasil. Universidade Federal de Pernambuco. Núcleo de Estudos de Educação de Jovens.

  • C.

    Observa-se que a obra não tem autoria definida e que foi apenas publicada pela UFPE; assim, de acordo com a regra 21.5A para obras de autoria incerta, a entrada correta deve ser pelo título: Educação de Jovens para a Paz.

  • D.

    A regra geral para entidades (24.1) reza que se deve entrar diretamente pelo nome pelo qual uma entidade é predominantemente identificada, de maneira que a entrada correta deve ser apenas: Universidade Federal de Pernambuco.

  • E.

    Verifica-se que a regra 24.17 estabelece que obras de uma entidade governamental devem entrar pela entidade diretamente responsável; assim sendo, a entrada correta é: Núcleo de Estudos de Educação de Jovens.