Questão 477190 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Companhia do Metropolitano de São Paulo - SP (Metrô/SP) 2012

Cargo: Analista Desenvolvimento Gestão Júnior - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Observando as regras do AACR2, defina o cabeçalho de entrada correto para a obra cuja página de rosto aparece a seguir:

 

  • A.

    Observa-se que a obra é uma coletânea com título coletivo, portanto, de acordo com a regra 21.7B, a entrada deve ser pelo título, com secundárias para os coordenadores, se não houver mais de três.

  • B.

    A regra 21.8 para obras de responsabilidade mista, aquelas com contribuição intelectual distinta, manda fazer a entrada sob o cabeçalho adequado ao primeiro responsável, com secundárias para os demais até três.

  • C.

    Trata-se de uma obra com responsabilidade compartilhada em que há contribuição do mesmo tipo e responsável principal não indicado; assim, conforme a regra 21.6C, a entrada é pelo primeiro coordenador, com secundária para o segundo.

  • D.

    Considerando que a obra apresenta contribuições distintas de mais de três autores com organização de terceiros, segundo a regra 21.6C2, a entrada é pelo título, com secundárias sob o cabeçalho para os coordenadores em destaque.

  • E.

    Sendo a obra a reunião de obras independentes de autores diferentes, como define a regra 21.7C, a entrada é pelo cabeçalho apropriado à primeira obra que aparece no item, com secundárias para os coordenadores e as outras obras.