Questão 501267 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Tribunal Regional Eleitoral / Paraná (TRE PR) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Segundo a regra 25.1A do AACR2, os títulos uniformes podem ser usados para diferentes propósitos, proporcionando meios para:

I. Reunir todas as entradas de uma obra, quando aparecerem apresentações diferentes (como edições e traduções) dessa obra sob vários títulos.

II. Identificar uma obra, quando o título pelo qual é conhecida difere do título principal do item que está sendo catalogado.

III. Distinguir entre duas ou mais obras publicadas sob títulos principais idênticos.

IV. Organizar o arquivo.

Ocorre que

  • A.

    todos os itens estão corretos; as regras sobre títulos uniformes devem ser aplicadas de acordo com a política da entidade catalogadora.

  • B.

    apenas os itens I e II estão corretos; distinguir entre duas ou mais obras e organizar arquivos são objetivos gerais da catalogação descritiva.

  • C.

    apenas os itens II, III e IV estão corretos; edições diferentes, traduções e adaptações de uma obra são objeto das regras 21.7 e 21.30.

  • D.

    os itens I e IV estão incorretos; títulos uniformes servem para identificar e distinguir obras nos casos em que a entrada principal é pelo título.

  • E.

    os itens II e III estão incorretos; reunir as entradas de uma obra e a organização do arquivo ou catálogo são atributos essenciais dos títulos uniformes.