Questão 548650 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Tribunal Regional do Trabalho / 6ª Região (TRT 6ª) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

O AACR2 prevê regras para a escolha da entrada principal no caso de obras sob a responsabilidade de uma única pessoa ou entidade, obras de responsabilidade compartilhada e obras de responsabilidade mista. Uma obra de responsabilidade compartilhada é aquela

  • A.

    cujo conteúdo intelectual ou artístico recebeu contribuição de diversas pessoas ou entidades, desempenhando diferentes tipos de atividade, como as de escritor, adaptador e tradutor.

  • B.

    produzida pela colaboração de duas ou mais pessoas ou entidades que realizam o mesmo tipo de atividade, como monografias, coletâneas, correspondência e debates.

  • C.

    para a qual diversas pessoas ou entidades deram diferentes tipos de contribuição, por exemplo, obras em que colaboraram um escritor e um artista e obras que relatam entrevistas.

  • D.

    que passou por modificações que alteraram substancialmente a natureza e o conteúdo da obra original, por exemplo, versão em outra forma literária, paráfrase e adaptação para crianças.

  • E.

    originada da atividade coletiva de uma organização ou grupo de pessoas que se identificam por determinado nome e agem como um todo, como as obras que registram o pensamento coletivo.