Questão 572074 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Tribunal de Justiça - RO (TJ/RO) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Com base nas regras do AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules) para descrição de monografias, assinale a opção correta.

  • A.

    A entrada principal de obras de autoria compartilhada com até três autores, sem indicação de responsabilidade principal, deve ser pelo cabeçalho do primeiro autor citado na fonte principal de informação, facultada a entrada secundária para os demais.

  • B.

    Deve-se registrar como entrada principal na ficha catalográfica de uma coletânea de obras independentes de vários autores, com título coletivo, o nome do primeiro autor citado na fonte principal de informação.

  • C.

    A entrada principal de tribunais é seguida diretamente pela jurisdição que controlam; por exemplo: Supremo Tribunal Federal. Brasil.

  • D.

    Na hipótese de um autor escrever sob vários pseudônimos e também sob seu nome verdadeiro, deve-se registrar, na ficha catalográfica, como entrada de autor o nome (pseudônimo ou verdadeiro) que aparece na fonte principal de informação.

  • E.

    Para a catalogação na fonte de uma edição comercial originada a partir de tese acadêmica, cujo título difira da original, podese fazer uma entrada secundária na ficha catalográfica para o título da tese que consta na edição acadêmica.