Questão 631095 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal - DF (SGA/DF) 2004

Cargo: Analista de Apoio às Atividades Jurídicas - Área Bibliotecário (PGA-DF)

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

O AACR2 (Anglo American Cataloguing Rules), cujas regras de catalogação descritiva basearam-se na ISBD (International Standard Bibliographic Description), tem como objetivo facilitar o intercâmbio internacional da informação bibliográfica, por meio da forma escrita convencional ou legível por máquina. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes, relacionados ao controle bibliográfico dos registros do conhecimento e com a organização e o tratamento catalográfico da informação.

Na catalogação descritiva, as dissertações ou teses, apresentadas como parte requerida para um grau acadêmico, são tratadas como monografias, apesar de sua aparência muitas vezes requintada. As instituições onde são apresentados esses trabalhos, universidades, faculdades etc., são os seus editores.

  • C. Certo
  • E. Errado