Questão 682449 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Assembléia Legislativa - RN 2013

Cargo: Analista Legislativo - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

O escritor Sérgio Rangel Porto usou seu nome verdadeiro em crônicas literárias e o bem conhecido pseudônimo Stanislaw Ponte Preta para assinar obras satíricas. Ao definir o cabeçalho de entrada para o autor, usando o AACR2 − Revisão 2002, o bibliotecário deve escolher

  • A.

    o nome verdadeiro, pois este é base do cabeçalho para pessoas, fazendo remissiva do pseudônimo para esta forma.

  • B.

    o pseudônimo, pois este é o nome pelo qual o escritor é geralmente conhecido, fazendo remissiva do nome verdadeiro para esta forma.

  • C.

    o pseudônimo, caso esta forma seja determinada com base nas fontes de referência, fazendo remissivas cruzadas entre os dois nomes.

  • D.

    as duas formas, pois se trata de identidades bibliográficas distintas, fazendo remissivas para relacionar os nomes entre si.

  • E.

    o nome verdadeiro ou o pseudônimo, dependendo de qual foi usado com mais frequência, fazendo remissiva da forma adotada para a outra.