Questão 728863 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Tribunal Regional do Trabalho / 16ª Região (TRT 16ª) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Ao se descrever a área do título e da indicação de responsabilidade de um item, deve-se observar uma série de regras do AACR2, entre as quais:

I. Anteponha um sinal de igualdade a cada título equivalente.

II. Registre os elementos dos dados na ordem em que as regras são apresentadas no Código.

III. Transcreva indicações de responsabilidade que figurem com destaque no item na forma em que nele aparecem. Se uma indicação de responsabilidade for extraída de uma fonte que não seja a fonte principal de informação, registre-a em nota.

IV. Quando uma única indicação de responsabilidade mencionar mais de três pessoas ou entidades exercendo a mesma função, ou com o mesmo grau de responsabilidade, omita todos os nomes exceto o primeiro de cada grupo dessas pessoas ou entidades. Indique a omissão por meio de reticências e acrescente, entre colchetes, et al. (ou seu equivalente em alfabeto não latino).

V. Transcreva uma indicação de responsabilidade somente nos casos em que uma pessoa ou entidade for mencionada nesta indicação.

Verifica-se que as regras

  • A. I e IV estão incorretas; deve-se antepor dois pontos a cada título equivalente e deve-se mencionar apenas a primeira pessoa ou entidade quando houver três ou mais.
  • B. II e IV estão incorretas; os dados devem ser registrados na ordem determinada pelas áreas de descrição e não se usam reticências para indicar esse tipo de omissão.
  • C. I e III estão incorretas; usa-se ponto e vírgula antes de cada título equivalente e essa transcrição deve seguir a forma determinada para a escolha de cabeçalhos de entrada.
  • D. II e V estão incorretas; a ordem a ser observada no registro dos dados varia de acordo com o nível de descrição e, na falta da indicação de um nome, usam-se palavras ou frases.
  • E. III e V estão incorretas; essa informação deve ser colocada entre colchetes e esse dado deve ser transcrito mesmo que nenhuma pessoa ou entidade seja mencionada.