Questão 76604 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Ministério Público da União (MPU) 2007

Cargo: Analista - Área Documentação Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Um registro catalográfico consiste de três partes: ponto de acesso, descrição bibliográfica e localização. O ponto de acesso indica a forma sob a qual um documento pode ser procurado pelo usuário; a descrição permite que o usuário identifique o documento e decida se o item lhe interessa ou não e a localização conduz o usuário ao documento desejado. Essa formulação é a base de toda a catalogação e cada elemento do registro catalográfico obedece a uma normalização.

Diante das afirmações acima, a

  • A.

    localização obedece a esquemas predeterminados, entretanto sem qualquer base em padrões nacionais ou internacionais; pelo contrário, deve seguir normas definidas localmente em cada biblioteca.

  • B.

    formulação dos pontos de acesso principal e secundários é tratada pela indexação a fim de agrupar registros que partilham características comuns; para tanto, emprega listas de assunto, tesauros etc.

  • C.

    descrição segue princípios preestabelecidos que determinam quais elementos devem ser registrados e a ordem em que devem aparecer; para isso, o ISBD é o padrão mais conhecido e universalmente utilizado.

  • D.

    normalização dos registros catalográficos deve considerar todas as formas possíveis de acesso ao documento ou à informação; contudo, os sistemas automatizados e a internet prescindem das normas tradicionais.

  • E.

    representação descritiva só é eficaz se todos os países usarem as mesmas regras de catalogação e o mesmo idioma para controlar os cabeçalhos de autoridade; em vista disso, utilizam-se o AACR2 e a língua inglesa.