Questão 77705 - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Concurso: Ministério Público Estadual - PE (MPE/PE) 2006

Cargo: Analista Ministerial - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes.

Desde os Princípios de Paris, firmados em 1961, e a publicação da primeira edição do código em 1967, é possível afirmar que o AACR-2

  • A. provou ser um conjunto de normas em constante evolução, incorporando novos elementos para adequar- se às novas necessidades.
  • B. mostrou-se indiferente às novas tecnologias e inflexível quanto à aplicação de suas regras, o que tornou o seu uso bastante limitado hoje.
  • C. parou no tempo, restringindo-se a uma descrição ainda arcaica e extremamente detalhista, incompatível com a ciência da informação moderna.
  • D. alcançou um ponto em que, apesar de sua forte base para a cooperação internacional, as regras catalográficas carecem de uma revisão radical.
  • E. levou ao desenvolvimento do International Standard Bibliographic Description (ISBD), que é elemento básico no esforço de atingir uma catalogação ideal.