Biblioteconomia Ciência da Informação

Os portais de periódicos científicos eletrônicos são considerados serviços de informação de grande utilidade ao desenvolvimento das atividades de pesquisa e de ensino nas instituições. Acerca desses serviços de informação, assinale a opção correta.

  • A.

    Embora a SciELO seja um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet, especialmente voltado para a América Latina e Caribe, sua atuação já alcança alguns países europeus e africanos.

  • B.

    O DOAJ (directory of open access journals) é um esforço cooperativo de editores científicos internacionais que reúnem os artigos e permitem acesso aos pre-prints que não foram aceitos para publicação em seus periódicos.

  • C.

    O portal de periódicos da CAPES recomenda que instituições participantes do consórcio descarreguem todas as publicações científicas e as depositem em seus repositórios institucionais, com o objetivo de ampliar o acesso e a visibilidade dos resultados de pesquisa de interesse de sua instituição.

  • D.

    O PKP Harvester, desenvolvido pelo Public Knowledge Project, da Universidade de British Columbia, é uma ferramenta amplamente utilizada no Brasil tanto para o gerenciamento e a publicação de periódicos científicos eletrônicos quanto para a construção de portais de periódicos.

  • E.

    A emergência de portais de periódicos científicos eletrônicos em universidades brasileiras tem sido uma iniciativa sob responsabilidade das editoras universitárias, órgãos que reúnem as atividades editoriais dessas instituições.