Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Classificação Decimal de Dewey (CDD)

Avalie as afirmativas abaixo sobre a Classificação Decimal de Dewey (CDD):

I. A notação é expressa em algarismos arábicos e representa o significado da classe e a sua relação com outras classes. O primeiro dígito representa a classe principal, o segundo indica a divisão e o terceiro indica a seção.

II. A classe 000 é a mais geral, sendo usada para classificar obras não limitadas a uma disciplina específica, por exemplo, enciclopédias, jornais, periódicos gerais. Essa classe também é usada para disciplinas especializadas que tratam a informação de maneira geral, como ciência da computação, bibliografia, biblioteconomia e ciência da informação, jornalismo etc.

É correto afirmar:

  • A.

    A primeira está incorreta; a notação é um sistema de símbolos usado para descrever um assunto específico, independente da sua relação com outros assuntos.

  • B.

    Ambas estão incorretas; o segundo dígito indica a subclasse e o terceiro indica a divisão, e a disciplina ciência da computação aparece na classe 600 − Tecnologia.

  • C.

    A primeira está incompleta; além de algarismos arábicos, a notação utiliza letras e uma série de símbolos e sinais, como pontos, aspas e asteriscos, para compor notações complexas e cada vez mais específicas.

  • D.

    A segunda está incorreta; a classe 000 é destinada apenas a obras genéricas que tratam de vários assuntos ou aspectos a partir de diferentes pontos de vista.

  • E.

    Ambas estão corretas; a notação oferece uma linguagem universal para identificar as classes, e as classes 100 a 900 abrangem uma grande disciplina ou um grupo de disciplinas relacionadas entre si.