Questão 386159 - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Concurso: Tribunal Regional Eleitoral / Piauí (TRE PI) 2009

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Em relação à Classificação Decimal Universal, considere:

I. O sinal de relação : (dois pontos) indica uma relação geral, coordenada e recíproca, na qual A:B tem o mesmo valor.

II. O sinal de coordenação + (mais) liga dois ou mais números separados (não consecutivos) para indicar um assunto composto para o qual não existe um número simples.

Ocorre que

  • A.

    ambas estão corretas; esses sinais permitem a composição de números, atingindo um grau maior de especificidade e de recuperação de assuntos.

  • B.

    a primeira está incorreta; os elementos relacionados não apresentam o mesmo valor, mas indicam uma relação hierárquica entre si.

  • C.

    a segunda está incorreta; o sinal de coordenação é usado para ligar números de classificação que são consecutivos nas tabelas.

  • D.

    ambas estão incorretas; as definições estão simplesmente erradas.

  • E.

    ambas estão incompletas; o primeiro sinal tem uso expressamente restringido pelo sistema e o segundo pode ser empregado de maneira independente.