Questão 389244 - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Concurso: Tribunal Regional do Trabalho / 16ª Região (TRT 16ª) 2009

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Considere as seguintes afirmativas relativas à Classificação Decimal Universal (CDU):

I. A Ordem de Citação ou de Classificação define a sintaxe ou a disposição em que os elementos são combinados para formar um número composto, de maneira que os de maior importância precedam os demais.

II. A Ordem de Arquivamento ou Vertical determina o arranjo das fichas nos catálogos, bem como dos livros nas estantes, procedendo do mais geral para o mais específico.

Ocorre que

  • A.

    ambas estão incompletas; a primeira tem como base a estrutura enumerativa e a segunda é usada em associação à notação de autor.

  • B.

    ambas estão corretas; a primeira é aplicada de maneira flexível, enquanto a segunda é rígida e compulsória.

  • C.

    a primeira está incorreta; a disposição não respeita o grau de importância dos elementos, mas a ordem hierárquica do esquema.

  • D.

    a segunda está incorreta; o arranjo de fichas e de livros segue, na verdade, do elemento mais específico para o mais geral.

  • E.

    ambas estão incorretas; as definições simplesmente estão trocadas.