Questão 457292 - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Concurso: Câmara dos Deputados (CD) 2007 (2ª edição)

Cargo: Analista Legislativo - Área Bibliotecário (2ª Parte - Específica)

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

A CDU é uma classificação hierárquica e enumerativa, ou seja,

  • A.

    os números da tabela principal podem ser usados com diferentes tipos de vocabulário controlado, num mecanismo denominado alfa-numérico.

  • B.

    o esquema tem um caráter pragmático, que objetiva a localização de materiais nas estantes e não apresenta qualquer ordem universal de assuntos.

  • C.

    cada divisão pode ser subdividida em componentes lógicos, o que é feito pela aplicação sucessiva, e teoricamente infinita, do princípio da divisibilidade.

  • D.

    as classes e as facetas de assuntos seguem uma ordem de citação, que é uma seqüência précoordenada que vai do específico para o genérico.

  • E.

    a classificação de assuntos compostos e complexos é possível devido à estrutura decimal do esquema, uma derivação do recurso de síntese.