Questão 548641 - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Concurso: Tribunal Regional do Trabalho / 6ª Região (TRT 6ª) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Existe um dispositivo na Classificação Decimal Universal que consiste no uso de uma mesma notação para representar um determinado conceito em mais de um lugar das tabelas. A aplicação desse dispositivo, indicado pelo sinal ≅, resulta em uma série exatamente análoga, com os mesmos conceitos expressos por uma mesma sequência de algarismos. Esse dispositivo é conhecido por

  • A.

    “subdividir como” e significa que o número que segue o sinal pode ser subdividido de maneira semelhante à do número que o antecede.

  • B.

    “remissiva ver também” e denota conceitos específicos e recorrentes no âmbito do conceito mais geral discriminado pelo sinal.

  • C.

    “hospitalidade” e possibilita a repetição de subdivisões sempre que o sinal está indicado sem alterar o valor original da sequência de notações.

  • D.

    “divisão paralela” e indica que o número que precede o sinal pode ser subdividido de maneira semelhante à do número que o segue.

  • E.

    “extensibilidade” e reproduz os números que aparecem após o sinal para recombinação ou síntese de conceitos em outra classe.