Questão 548642 - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Concurso: Tribunal Regional do Trabalho / 6ª Região (TRT 6ª) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

O avanço apresentado pela Classificação Decimal Universal em relação à Classificação Decimal de Dewey se deve, basicamente, a três fatores:

I. a possibilidade de representar assuntos complexos por meio de mecanismos de combinação;

II. a incorporação da análise por facetas;

III. a adoção do princípio da divisão do conhecimento em disciplinas.

O que consta em

  • A.

    I, II e III está correto; esses três fatores representaram importantes inovações e um grande diferencial no desenvolvimento da CDU frente à CDD.

  • B.

    I está incorreto; trata-se, na verdade, do aumento da capacidade de síntese, em que é possível relacionar assuntos que estão em classes diferentes.

  • C.

    II está incorreto; na realidade, a análise por facetas é um recurso utilizado por ambas as classificações em um nível bastante desenvolvido.

  • D.

    III está incorreto; de fato, as duas classificações são baseadas em disciplinas, as quais correspondem aos grandes ramos do conhecimento.

  • E.

    I, II e III está incorreto; o avanço da CDU se deu graças à criação dos auxiliares especiais, do mecanismo de inversão e do conceito de relação.