Questão 584446 - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Concurso: Assembléia Legislativa - CE 2011

Cargo: Técnico Legislativo Sênior I - Área Biblioteca

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

O tratamento de um documento implica sua catalogação, classificação e indexação. Com relação a esses processos e aos seus instrumentos, o código de catalogação anglo-americano (AACR2) e a classificação decimal universal (CDU), assinale a opção correta.

  • A.

    O AACR2 define que a única fonte de informação para extração dos dados de descrição de recursos bibliográficos é o próprio documento que está sendo catalogado.

  • B.

    Quando um documento trata de muitos assuntos classificados em classes distintas na CDU, ele será classificado pelo primeiro assunto mencionado no seu título.

  • C.

    Na CDU, a extensão do número de classificação indica o grau de detalhe do assunto. Dessa maneira, os números 33, 55 e 77 denotam maior extensão em relação aos números respectivos 3, 5 e 7.

  • D.

    Na indexação de documentos, deve-se atribuir o maior número possível de termos, para que o usuário possa recuperar documentos mais relevantes com maior frequência.

  • E.

    O AACR2 estabelece três níveis de detalhamento da descrição de recursos bibliográficos. Cada instituição tem liberdade para adotar um, dois ou três níveis, conforme sua necessidade de descrição das obras a serem catalogadas.