Questão 593648 - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Concurso: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) 2004

Cargo: Analista Administrativo - Área Biblioteconomia (Língua Espanhola)

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

A classificação decimal universal (CDU) é uma linguagem de indexação e de recuperação de todo o conhecimento registrado e na qual cada assunto é simbolizado por um código baseado nos números arábicos. A CDU engloba todos os documentos em qualquer tipo de formato: documentos escritos, vídeos, filmes, fitas, discos, ilustrações, mapas, peças de museus, bases e bancos de dados etc. Nesse sentido, julgue os itens seguintes, que englobam estrutura, princípios, tabelas principais e auxiliares da CDU.

As tabelas principais da CDU são divididas hierarquicamente, com a hierarquia numérica refletindo a hierarquia conceitual. Os números que têm a mesma extensão, como 33, 55 e 77, são chamados de superordenados, e qualquer subdivisão nas tabelas sistemáticas é chamada de classe coordenada.

  • C. Certo
  • E. Errado