Questão 602202 - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Concurso: Defensoria Pública da União (DPU) 2010 (2ª edição)

Cargo: Bibliotecário

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Assinale a opção correta acerca da Classificação Decimal Universal (CDU).

  • A.

    O emprego dos números arábicos para representar as classes e suas subdivisões é uma exigência do princípio da decimalidade da CDU.

  • B. Para ligar classes e subdivisões das tabelas principais com notações auxiliares, a CDU utiliza colchetes, dois-pontos duplos e apóstrofo.
  • C.

    As notações da CDU são formadas por números das tabelas principais e auxiliares e símbolos que os relacionam, o que caracteriza a pré-coordenação dos assuntos.

  • D.

    A CDU, por ser um sistema de classificação hierárquico, limita a representação multifacetada dos assuntos.

  • E.

    Na organização de catálogos sistemáticos e bibliografias com base na CDU, quando um mesmo documento trata ou relaciona dois assuntos, as entradas são geralmente duplicadas, uma vez que a CDU não determina a ordem em que devem ser apresentados os números ligados pelos símbolos + (mais) ou : (dois-pontos).