Questão 682446 - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Concurso: Assembléia Legislativa - RN 2013

Cargo: Analista Legislativo - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Observe as notações da Classificação Decimal Universal (CDU) que seguem:

I. 34(410.5)3.21 Direito-Escócia-Direito penal.

II. 343.21(410.5) Direito penal-Escócia.

É correto afirmar que

  • A.

    as notações são exemplo, respectivamente, da classificação facetada e da classificação enumerativa (ou hierárquica) que ainda convivem dentro do sistema.

  • B.

    a notação I corresponde à ordem de arquivamento, enquanto a notação II é fruto da aplicação da ordem de citação, ambas reciprocamente opostas e complementares.

  • C.

    apenas a notação II está correta, já que, na notação I, o auxiliar de lugar está intercalado de maneira irregular, quebrando a sintaxe natural do número principal.

  • D.

    ambas as notações são o resultado da combinação de dois números retirados das Tabelas Principais, caracterizando a utilização do mecanismo de síntese.

  • E.

    é possível criar duas notações corretas, embora diferentes, para o mesmo conceito composto, considerando que não há regras fixas para a combinação de facetas.