Questão 682448 - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Concurso: Assembléia Legislativa - RN 2013

Cargo: Analista Legislativo - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Para a classificação de assuntos compostos ou sínteses, a CDU faz uso de sinais, entre os quais, os símbolos da Tabela Ia, que ampliam, ao contrário de limitar, o significado de um número. São eles:

I. O sinal de coordenação + (adição).

II. O sinal de extensão / (barra oblíqua).

III. O sinal de relação : (dois pontos).

É correto afirmar que

  • A.

    os três sinais compõem a Tabela Ia; na formação de um número composto, devem figurar na mesma ordem em que aparecem na tabela.

  • B.

    apenas os sinais + e : pertencem à Tabela Ia; seu uso permite a inversão dos assuntos, gerando duas entradas para o mesmo documento.

  • C.

    apenas os sinais / e : integram a Tabela Ia; os números compostos que os contêm devem ser ordenados após a notação simples de igual valor.

  • D.

    apenas os sinais + e / fazem parte da Tabela Ia; na ordem de arquivamento, esses sinais devem preceder o próprio número simples.

  • E.

    nenhum dos sinais forma a Tabela Ia; essa tabela é constituída pelos sinais de subagrupamento [ ] (colchetes) e ordenação :: (dois pontos duplos).