Questão 708592 - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Concurso: Tribunal Regional Federal / 3ª Região (TRF 3ª) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Em relação à Classificação Decimal Universal, considere:

I. Por dispor de um mecanismo poderoso que permite a união de uma parte da classificação com qualquer outra, pode ser descrita como uma classificação facetada.

II. A flexibilidade é uma de suas características mais importantes, pois permite mudanças na ordem de citação, acesso múltiplo e grande especificidade.

III. Um número criado por síntese, utilizando elementos extraídos de mais de um lugar das tabelas, é um número composto, por exemplo 34:004.73 − direito e internet ou 343.97 − sociologia criminal.

IV. É uma linguagem de informação para indexação e recuperação. Apresenta-se na forma de classificação para ser usada com o objetivo de indexar documentos, tanto como entidade física ou como representação desta.

V. As tabelas auxiliares representam a natureza enumerativa do sistema, pois contêm as características recorrentes dos assuntos.

Está correto o que consta APENAS em
  • A. II e V.
  • B. I e III.
  • C. I e IV.
  • D. III e V.
  • E. II e IV.