Questão 76644 - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Concurso: Ministério Público da União (MPU) 2007

Cargo: Analista - Área Documentação Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Considerando o atual contexto tecnológico e as novas demandas informacionais da sociedade, é correto afirmar que a Classificação Decimal Universal − CDU

  • A.

    mostra-se compatível com os sistemas de informação automatizados, sobretudo em razão de suas tabelas fortemente interdisciplinares, seu índice de assuntos de alta especificidade e sua notação simples.

  • B.

    cumpre com excelência seus objetivos de organizar acervos e facilitar o acesso à informação, já que os princípios da divisão do conhecimento em que se baseia permanecem vigentes hoje.

  • C.

    mantém-se à frente de outros instrumentos, porque sua estrutura flexível e aberta incorporou a análise por facetas, princípio que permite uma relativização dos assuntos.

  • D.

    oferece recursos úteis e consistentes para a classificação de documentos, mas também, como linguagem pós-coordenada, é um instrumento eficaz para a recuperação de informações.

  • E.

    é uma interface deficiente entre a informação e o usuário, pois induz a relações hierárquicas inconsistentes devidas à sua macroorganização lógicohierárquica ultrapassada.