Questão 789533 - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Concurso: Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) 2009

Cargo: Analista - Área Administração Geral (Subárea: Biblioteconomia / Língua Inglesa)

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Com base nas características da Classificação Decimal Universal (CDU), assinale a opção correta.
  • A. Uma das características da CDU é a possibilidade de síntese, que permite a formação de notações compostas para representar conceitos novos não previstos no sistema, combinando, por exemplo, dois ou mais números das tabelas auxiliares.
  • B. A ordem de arquivamento é flexível e horizontal, de forma que os assuntos mais importantes precedem os que não o são, e visa garantir que bibliotecas diferentes empreguem exatamente os mesmos símbolos da CDU.
  • C. Entre os princípios que regem a CDU, estão a sintaxe para combinação, a classificação hierárquica dos termos no interior das facetas e o agrupamento dos termos em um domínio homogêneo, representado pela tabela das dez classes principais.
  • D. A garantia literária rege a elaboração das notações, isto é, para uma representação uniforme da sequência é estabelecida uma ordem de prioridade padronizada.
  • E. As propriedades, os procedimentos e o comportamento são aspectos do assunto a serem observados na escolha de um número de classificação no esquema da CDU.