Biblioteconomia Desenvolvimento de coleções

Quando a maioria das pessoas pensa em bibliotecas, elas pensam nas coleções de livros e outros materiais que compõem uma biblioteca. A coleção é o ponto central da instituição. Empregados e serviços existem para construir, manter e possibilitar acesso à coleção. Os bibliotecários sempre utilizaram vários métodos para manter o controle dessas coleções. Um dos meios mais importantes para isso é a política para desenvolvimento da coleção. Seja existindo como uma declaração formal e pública ou como um conjunto vago de regras na mente do bibliotecário, a política de desenvolvimento da coleção tem proporcionado aos bibliotecários um conjunto de diretivas para regular o conteúdo de suas bibliotecas. Uma das principais questões enfrentadas pelas bibliotecas é se deve existir uma declaração formal de política para desenvolvimento da coleção, o que ela deveria dizer, e como ela deveria ser divulgada.

O texto acima está

  • A.

    correto; uma declaração formal e pública de desenvolvimento da coleção não é diferente de um conjunto vago de regras na mente do bibliotecário.

  • B.

    correto; a política para desenvolvimento da coleção é um dos meios mais importantes para garantir a coerência da coleção.

  • C.

    incorreto; a política para desenvolvimento da coleção tem pouco efeito para o controle das coleções.

  • D.

    incorreto; as bibliotecas não se preocupam absolutamente com a necessidade de elaborar uma declaração formal de política para o desenvolvimento da coleção.

  • E.

    incorreto; a maioria das pessoas não relaciona a biblioteca com as coleções de livros e outros materiais que compõem uma biblioteca.