Questões de Concurso de Estudo de Usuários - Biblioteconomia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 966736

Superior Tribunal de Justiça (STJ) 2018

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia / Questão 55

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação a aspectos diversos pertinentes ao atendimento a usuários, julgue os itens subsequentes. O não usuário ou usuário potencial que não utiliza os produtos e serviços da biblioteca representa importante item de caráter quantitativo a ser considerado no estudo de usuários.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 962160

Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) 2018

Cargo: Oficial Técnico de Inteligência - Área Arquivologia / Questão 128

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Os estudos de usuários objetivam auxiliar no dimensionamento e na melhoraria da interface entre o sistema de informação e a comunidade de usuários à qual esse sistema serve, oferecendo uma visão mais ampla dos problemas e tendências dos usuários ao interagirem com o sistema. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os itens a seguir. Define-se usuário como indivíduo ou grupo cliente de uma organização ou departamento e que manifesta, através de consultas, os seus requerimentos ou necessidades de informação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 962162

Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) 2018

Cargo: Oficial Técnico de Inteligência - Área Arquivologia / Questão 130

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Os estudos de usuários objetivam auxiliar no dimensionamento e na melhoraria da interface entre o sistema de informação e a comunidade de usuários à qual esse sistema serve, oferecendo uma visão mais ampla dos problemas e tendências dos usuários ao interagirem com o sistema. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os itens a seguir. As necessidades de informação de um usuário podem ser identificadas pelos fatores que as influenciam, como, por exemplo, as condições socioeconômicas do usuário, o modo como ele usará a informação, além de sua motivação e de sua profissão.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 962163

Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) 2018

Cargo: Oficial Técnico de Inteligência - Área Arquivologia / Questão 131

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Os estudos de usuários objetivam auxiliar no dimensionamento e na melhoraria da interface entre o sistema de informação e a comunidade de usuários à qual esse sistema serve, oferecendo uma visão mais ampla dos problemas e tendências dos usuários ao interagirem com o sistema. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os itens a seguir. Os estudos de usuários, canais de comunicação que aproximam a biblioteca da comunidade em que ela está inserida, embora tracem o perfil do usuário, não possibilitam a previsão para a demanda ou a mudança da demanda dos produtos ou serviços que a biblioteca deve oferecer.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 962164

Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) 2018

Cargo: Oficial Técnico de Inteligência - Área Arquivologia / Questão 132

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Os estudos de usuários objetivam auxiliar no dimensionamento e na melhoraria da interface entre o sistema de informação e a comunidade de usuários à qual esse sistema serve, oferecendo uma visão mais ampla dos problemas e tendências dos usuários ao interagirem com o sistema. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os itens a seguir. A realização de estudos de usuários não ajuda na redistribuição de recursos financeiros e humanos na unidade informacional.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 952044

Defensoria Pública do Estado de Amazonas - AM (DPE/AM) 2018

Cargo: Analista em Gestão Especializado - Área Biblioteconomia / Questão 54

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Na entrevista de referência, uma pergunta aberta é aquela que
  • A. obtém uma resposta afirmativa ou uma negativa.
  • B. busca sua resposta em uma seleção de alternativas predeterminadas.
  • C. encoraja o usuário a falar de sua necessidade de informação utilizando seus próprio termos.
  • D. leva o usuário a falar mais livremente sobre a informação que necessita.
  • E. ajuda o bibliotecário a evitar conclusões prematuras sobre a necessidade do usuário.

Questão 847139

Tribunal Regional Federal / 2ª Região (TRF 2ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia / Questão 31

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Quando o perfil do usuário é elaborado a partir de suas características pessoais, profissionais ou de seu comportamento no uso do sistema, o serviço de disseminação seletiva da informação é classificado como de
  • A. seleção.
  • B. inferência.
  • C. expressão.
  • D. estratégia de busca.

Questão 847140

Tribunal Regional Federal / 2ª Região (TRF 2ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia / Questão 32

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

No contexto da entrevista de referência, numere adequadamente os níveis de necessidades de informação de acordo com a sequência em que se apresentam.

( ) Necessidade consciente.

( ) Necessidade formalizada.

( ) Necessidade negociada.

( ) Necessidade visceral.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4.
  • B. 2, 3, 4, 1.
  • C. 3, 4, 1, 2.
  • D. 4, 1, 2, 3.

Questão 815220

Cargo: / Questão 24

Banca:

Nível:

O que é método Delphi?
  • A. Método através do qual o pesquisador capta a realidade observada. Vários tipos de profissionais, entre eles o médico, o psicólogo e o publicitário, apesar de normalmente utilizarem uma diversidade de métodos de coleta de informação, fazem uso frequente deste método.
  • B. Método de pesquisa das ciências sociais que pode ser descrito como a obtenção de dados ou informações sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas, indicado como representante de uma população-alvo, por meio de um instrumento de pesquisa, que pode ser um questionário.
  • C. Método que coleta dados sobre estudos de usuários sem interrogá-los ou observá-los de uma forma direta. Nesse método, os dados são coletados através de documentos já existentes, como estatísticas de bibliotecas, referência de obras citadas, anotações, textos etc. É utilizado em estudo de usuários.
  • D. Método que faz uso do questionário para obter um consenso de opiniões sobre determinado assunto sendo sua principal área de aplicação a de previsão tecnológica; consiste em uma sucessão de rounds em que são colhidas as opiniões de um grupo de especialistas, para levantar seus conhecimentos e capacidade de julgamento.
  • E. Método para mapear necessidade de informação sob a ótica do usuário; consiste em pontuações de premissas teóricas e conceituais e outras metodologias relacionadas, para avaliar como audiências, usuários, clientes e cidadãos percebem, compreendem e sentem suas interações com instituições, mídias, mensagens e como usam a informação e outros recursos nesse processo.

Questão 881994

Assembléia Legislativa - MS 2016

Cargo: Biblioteconomista / Questão 43

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Suponha que no setor de referência da biblioteca da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul tenha ocorrido o seguinte diálogo:

– O que você tem sobre drogas? – pergunta uma parlamentar ao bibliotecário.

– O que você gostaria de saber sobre drogas? – pergunta o bibliotecário.

No diálogo,

  • A. a parlamentar fez uma consulta de natureza fechada, que restringiu o âmbito da pesquisa a um determinado assunto.
  • B. o bibliotecário empregou uma pergunta neutra, que procurou descobrir a situação subjacente ou o motivo da consulta.
  • C. o bibliotecário empregou uma pergunta fechada, da qual o profissional já presumiu sobre o que o consulente desejava.
  • D. o bibliotecário empregou uma pergunta aberta, que levou o usuário a fornecer informações mais consistentes sobre o que necessita.
  • E. a parlamentar fez uma consulta de referência imediata, que exigiu o fornecimento de material bibliográfico específico.