Questões de Concurso de Estudo de Usuários - Biblioteconomia

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Questão 847139

Tribunal Regional Federal / 2ª Região (TRF 2ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia / Questão 31

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Quando o perfil do usuário é elaborado a partir de suas características pessoais, profissionais ou de seu comportamento no uso do sistema, o serviço de disseminação seletiva da informação é classificado como de
  • A. seleção.
  • B. inferência.
  • C. expressão.
  • D. estratégia de busca.

Questão 847140

Tribunal Regional Federal / 2ª Região (TRF 2ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia / Questão 32

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

No contexto da entrevista de referência, numere adequadamente os níveis de necessidades de informação de acordo com a sequência em que se apresentam.

( ) Necessidade consciente.

( ) Necessidade formalizada.

( ) Necessidade negociada.

( ) Necessidade visceral.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4.
  • B. 2, 3, 4, 1.
  • C. 3, 4, 1, 2.
  • D. 4, 1, 2, 3.

Questão 815220

Cargo: / Questão 24

Banca:

Nível:

O que é método Delphi?
  • A. Método através do qual o pesquisador capta a realidade observada. Vários tipos de profissionais, entre eles o médico, o psicólogo e o publicitário, apesar de normalmente utilizarem uma diversidade de métodos de coleta de informação, fazem uso frequente deste método.
  • B. Método de pesquisa das ciências sociais que pode ser descrito como a obtenção de dados ou informações sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas, indicado como representante de uma população-alvo, por meio de um instrumento de pesquisa, que pode ser um questionário.
  • C. Método que coleta dados sobre estudos de usuários sem interrogá-los ou observá-los de uma forma direta. Nesse método, os dados são coletados através de documentos já existentes, como estatísticas de bibliotecas, referência de obras citadas, anotações, textos etc. É utilizado em estudo de usuários.
  • D. Método que faz uso do questionário para obter um consenso de opiniões sobre determinado assunto sendo sua principal área de aplicação a de previsão tecnológica; consiste em uma sucessão de rounds em que são colhidas as opiniões de um grupo de especialistas, para levantar seus conhecimentos e capacidade de julgamento.
  • E. Método para mapear necessidade de informação sob a ótica do usuário; consiste em pontuações de premissas teóricas e conceituais e outras metodologias relacionadas, para avaliar como audiências, usuários, clientes e cidadãos percebem, compreendem e sentem suas interações com instituições, mídias, mensagens e como usam a informação e outros recursos nesse processo.

Questão 881994

Assembléia Legislativa - MS 2016

Cargo: Biblioteconomista / Questão 43

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Suponha que no setor de referência da biblioteca da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul tenha ocorrido o seguinte diálogo:

– O que você tem sobre drogas? – pergunta uma parlamentar ao bibliotecário.

– O que você gostaria de saber sobre drogas? – pergunta o bibliotecário.

No diálogo,

  • A. a parlamentar fez uma consulta de natureza fechada, que restringiu o âmbito da pesquisa a um determinado assunto.
  • B. o bibliotecário empregou uma pergunta neutra, que procurou descobrir a situação subjacente ou o motivo da consulta.
  • C. o bibliotecário empregou uma pergunta fechada, da qual o profissional já presumiu sobre o que o consulente desejava.
  • D. o bibliotecário empregou uma pergunta aberta, que levou o usuário a fornecer informações mais consistentes sobre o que necessita.
  • E. a parlamentar fez uma consulta de referência imediata, que exigiu o fornecimento de material bibliográfico específico.

Questão 853846

Tribunal Regional Federal / 3ª Região (TRF 3ª) 2016

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia / Questão 69

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Conhecer as situações e o contexto em que surge uma necessidade de informação, as barreiras físicas e psicológicas que podem existir, as estratégias seguidas no momento de buscar informação e o uso que se faz da informação obtida são atividades compreendidas
  • A. pelo estudo de usuários.
  • B. pela educação de usuários.
  • C. pelo serviço de alerta.
  • D. pelo estudo de comportamento informacional.
  • E. pelo treinamento de usuários.

Questão 882030

Assembléia Legislativa - MS 2016

Cargo: Biblioteconomista / Questão 79

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Segundo a literatura sobre estudos de usuários, é correto afirmar que
  • A. pesquisas com métodos qualitativos não contribuem para a identificação de necessidades individuais.
  • B. a crítica aos estudos qualitativos é a de que eles reforçam a conduta passiva do usuário, concebidos como receptores homogêneos de informação.
  • C. estudos quantitativos possibilitam um melhor entendimento para a criação de teorias sobre comportamento e uso da informação.
  • D. o uso intensivo de estudos quantitativos teve por objetivo garantir uma maior precisão na análise e interpretação dos resultados.
  • E. pesquisas com métodos quantitativos tendem a aplicar um enfoque mais holístico que aquelas realizadas com métodos qualitativos.

Questão 802214

Defensoria Pública da União (DPU) 2016

Cargo: Bibliotecário / Questão 79

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de gestão da informação, gestão do conhecimento e usuários da informação, julgue os itens subsequentes. A proatividade é um atributo na caracterização de produtos e serviços informacionais e envolve a previsão das expectativas e a concretização da demanda latente antes da demanda expressa dos usuários.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 802215

Defensoria Pública da União (DPU) 2016

Cargo: Bibliotecário / Questão 80

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o atendimento ao usuário e o marketing da informação, julgue os seguintes itens. A medição da satisfação do usuário é uma ação de administração de marketing, além de importante indicador para definir funções, objetivos, produtos e serviços no contexto do planejamento em centros de documentação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 802216

Defensoria Pública da União (DPU) 2016

Cargo: Bibliotecário / Questão 81

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o atendimento ao usuário e o marketing da informação, julgue os seguintes itens. A demanda dos usuários, que incide nos serviços de referência das bibliotecas, deve ser a mais específica possível, a fim de aumentar a precisão no processo de busca e recuperação da informação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 802217

Defensoria Pública da União (DPU) 2016

Cargo: Bibliotecário / Questão 82

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o atendimento ao usuário e o marketing da informação, julgue os seguintes itens. Revocação, uma medida para a avaliação da qualidade da recuperação da informação, representa a medida de interesse do que foi encontrado em um processo de busca e recuperação da informação pelo usuário.
  • C. Certo
  • E. Errado