Biblioteconomia Planejamento, gestão da informação e do conhecimento Gestão do conhecimento

Analise as assertivas abaixo relacionadas à Gestão do Conhecimento.

I. Acompanhando as tendências contemporâneas, as organizações têm ampliado o seu conceito de capital − tradicionalmente restrito a ativos tangíveis, físico e financeiro −, para incluir também o capital intangível. Nesse sentido, fala-se em conhecimento organizacional, aprendizagem organizacional, capital intelectual, competência e experiência.

II. Um dos mais importantes autores na área de gestão da informação e do conhecimento, Thomas Davenport, desenvolveu um elenco de dez princípios da gestão do conhecimento. Em primeiro lugar, de acordo com referido autor, a gestão do conhecimento requer investimentos financeiros consideráveis. Sob esse aspecto, deve-se reconhecer que diversas atividades relacionadas com a gestão do conhecimento demandam aportes.

Pode-se afirmar que

  • A.

    apenas II está correta, pois o capital intelectual não pode ser considerado um ativo intangível.

  • B.

    I e II estão incorretas.

  • C.

    apenas I está correta, pois a citação constante da II se refere à gestão da informação e não à gestão do conhecimento.

  • D.

    I e II estão corretas.

  • E.

    apenas II está parcialmente correta, uma vez que é um exagero afirmar que a gestão do conhecimento incorre em investimentos financeiros consideráveis, enquanto a I está incorreta, pois descaracteriza a visão das empresas sobre ativos tangíveis e intangíveis.