Questão 382350 - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Concurso: Tribunal de Contas Estadual - GO (TCE/GO) 2009

Cargo: Analista de Controle Externo - Área Gestão de Conhecimento

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Considere as afirmativas abaixo sobre indexação.

I. Entre os propósitos do uso de vocabulários controlados estão a tradução, a consistência e a indicação de relações. A tradução é um meio de converter a linguagem natural em uma linguagem de indexação.

II. Na elaboração de vocabulários controlados, a forma verbal dos termos deve prevalecer em relação a outras formas gramaticais como substantivos e adjetivos.

III. O processo de seleção de termos para a inclusão em vocabulários controlados envolve a consulta a uma série de fontes e critérios baseados na linguagem natural usada pela literatura da área e pelos usuários, bem como as necessidades e prioridades do sistema.

IV. Modificador é um termo usado em um vocabulário controlado para distinguir homógrafos.

V. Palavra-chave é uma palavra que ocorre na linguagem natural de um documento que é considerada significativa para indexação e recuperação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.