Questão 384721 - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Concurso: Tribunal Regional Eleitoral / Amazonas (TRE AM) 2009

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Em relação às linguagens de indexação, considere:

I. Linguagem Natural (LN) é sinônimo de discurso comum, isto é, a linguagem usada normalmente na fala e na escrita.

II. Linguagem Controlada (LC) pode ser definida como um conjunto de termos autorizados, o que reduz substancialmente a diversidade de terminologia.

Ocorre que, em sistemas de recuperação da informação,

  • A.

    os termos da LC usada pelos indexadores, em geral, são os mesmos termos da LN empregada pelos usuários, o que reduz a ambiguidade e eleva a precisão desses instrumentos.

  • B.

    a LC pode obter melhor desempenho do que a LN, por exemplo, nas ocasiões em que a busca por informações compreende temas atuais e novas terminologias.

  • C.

    o uso da LN para indexação e/ou recuperação não é viável na maioria dos casos, enquanto a LC é possível de ser criada mesmo em áreas de acelerado desenvolvimento.

  • D.

    apesar da ausência de padronização, a LN traz uma baixa incidência de respostas negativas ou de relações incorretas entre os termos quando comparada à LC.

  • E.

    a LN é representada pelos termos do título e do resumo dos documentos, ao passo que a LC é caracterizada pelos descritores, termos de indexação e identificadores.