Questão 384725 - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Concurso: Tribunal Regional Eleitoral / Amazonas (TRE AM) 2009

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

O processo de indexação, basicamente, compreende dois estágios: a análise de assunto e a tradução. O primeiro estágio é subdividido em outras três etapas:

  • A.

    exame lógico dos conceitos contidos no texto, determinação dos assuntos principais e conversão desses assuntos em uma linguagem documentária.

  • B.

    leitura extensiva do documento, sumarização dos assuntos relevantes ali abordados e estabelecimento dos termos ou descritores para indexação.

  • C.

    compreensão do conteúdo do texto, identificação dos conceitos que representam esse conteúdo e seleção dos conceitos válidos para recuperação.

  • D.

    abordagem sistemática do documento, escolha dos conceitos essenciais que compõem o seu conteúdo e substituição dos conceitos por termos de indexação.

  • E.

    extração dos assuntos do texto, síntese dos assuntos em conceitos de um vocabulário controlado e inserção dos termos autorizados no índice ou na base.