Questão 389241 - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Concurso: Tribunal Regional do Trabalho / 16ª Região (TRT 16ª) 2009

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Considere as seguintes afirmativas sobre linguagem de indexação:

I. Em biblioteconomia, há pelo menos duas correntes teóricas voltadas ao estudo da linguagem: a primeira pesquisa o uso da linguagem natural para a recuperação de informações e a segunda trabalha no desenvolvimento de linguagens documentárias.

II. Os tesauros são sistemas de linguagem documentária cuja estrutura se baseia em relações semânticas entre termos.

III. Os mecanismos de busca da Internet usam a linguagem natural para a indexação dos documentos, o que gera, para os usuários, uma dificuldade em determinar os contextos informacionais e identificar a pertinência da informação.

IV. Linguagens controladas podem ser definidas como o conjunto de termos organizados de forma hierárquica e/ou alfabética, visando a recuperação de informações e reduzindo a diversidade de terminologia.

V. Para o desenvolvimento de linguagens documentárias, utiliza-se preferencialmente a definição terminológica, porque ela descreve, delimita e distingue os conceitos.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    II, IV e V, apenas.

  • B.

    I, II, III, IV e V.

  • C.

    II, III e V, apenas.

  • D.

    I, IV e V, apenas.

  • E.

    I, III e IV, apenas.