Questão 452327 - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Concurso: Tribunal Regional do Trabalho / 24ª Região (TRT 24ª) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Avalie as afirmativas abaixo sobre indexação e recuperação da informação:

I. Existem diversos fatores que afetam o desempenho de um sistema de recuperação de informações e seu potencial em termos de revocação e relevância, entre os quais a especificidade. Quanto maior a especificidade, maior será a probabilidade de alcançar alta relevância.

II. Uma série de falhas pode ocorrer no processo de indexação e influir nos resultados de uma pesquisa. Quando um indexador atribui a um documento o termo “a”, quando deveria ser atribuído o termo “b”, haverá falha na precisão.

Na verdade,

  • A.

    a primeira está incorreta; quanto maior a especificidade, menor será a relevância.

  • B.

    ambas estão corretas; revocação, relevância, precisão e especificidade são importantes indicadores para avaliar as necessidades do usuário.

  • C.

    ambas estão incorretas; quanto maior a exaustividade, maior a relevância e a falha acontecerá na indexação.

  • D.

    a segunda está incompleta; devido ao erro na atribuição de termos, haverá falha não apenas na precisão, mas também na revocação.

  • E.

    a segunda está incorreta; em caso de erro na indexação, a falha afetará a estratégia de busca.