Questão 501273 - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Concurso: Tribunal Regional Eleitoral / Paraná (TRE PR) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Em relação à indexação, é correto afirmar:

  • A.

    Os fatores que afetam a qualidade da indexação estão ligados ao indexador, ao vocabulário, ao documento, ao processo e à unidade indexadora. Os fatores relativos ao vocabulário incluem ambiguidade, especificidade, produtividade, exaustividade, conteúdo, linguagem e política de indexação.

  • B.

    A indexação, como operação de representação descritiva, compreende um processo composto de dois estágios: o analítico, em que ocorre a identificação e a seleção de conceitos, e o estágio de tradução, que consiste na representação de conceitos por termos de uma linguagem de indexação.

  • C.

    Linguagens de indexação abrangem vocabulários controlados e sistemas de classificação, assim como as regras para a sua aplicação. Uma linguagem de indexação é usada para representar os conceitos contidos em documentos e para recuperar esses documentos em sistemas de informação.

  • D.

    Falhas na indexação podem ocorrer tanto na fase de análise conceitual quanto na fase de tradução, afetando a qualidade da recuperação. Quando um indexador deixa de atribuir a um documento um determinado termo que deveria ter sido atribuído, ocorrerão deficiências na precisão.

  • E.

    A estrutura dos vocabulários controlados mostra diferentes tipos de relacionamento entre os termos. Por exemplo, as listas de cabeçalhos de assunto incluem os seguintes tipos de relacionamento: controle de ambiguidade, controle de sinonímia e relações hierárquicas.