Questão 501275 - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Concurso: Tribunal Regional Eleitoral / Paraná (TRE PR) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

A análise de assunto, que ocorre durante o processo de indexação, deverá ser norteada por princípios de política de indexação. Esses princípios deverão orientar o bibliotecário na sua decisão sobre a determinação de conceitos. São eles: especificidade, exaustividade, capacidade de revocação e capacidade de precisão. (Baseado em M.P. Rubi)

A capacidade de revocação diz respeito ao

  • A.

    nível de representação de um conceito em uma linguagem de indexação devido às características e ao contexto próprios do sistema.

  • B.

    nível de abrangência que a unidade de informação e a linguagem documentária permitem tratar os conceitos identificados no documento.

  • C.

    número de termos atribuídos ao documento, ou seja, em que medida todos os assuntos contidos no documento são reconhecidos durante a indexação.

  • D.

    número de documentos relevantes recuperados sobre um tema em relação ao número de documentos recuperados sobre esse tema.

  • E.

    número de documentos relevantes recuperados sobre um tema em relação ao número total de documentos sobre esse tema existentes no sistema.