Questão 517065 - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Concurso: Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) 2008

Cargo: Analista Administrativo - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

A tradução é a segunda etapa da indexação de assuntos e envolve a conversão da análise conceitual de um documento num determinado conjunto de termos de indexação. Neste sentido, faz-se uma distinção entre indexação atributiva e indexação derivativa. A respeito destes tipos de indexação, considere as afirmações a seguir.

I – A indexação derivativa também é denominada indexação por extração.

II – Na indexação derivativa não se devem selecionar palavras ou expressões que ocorrem no documento para representar seu conteúdo temático.

III – Na indexação atributiva representa-se a substância da análise conceitual mediante o emprego de termos extraídos de um vocabulário controlado.

IV – A indexação atributiva envolve a atribuição de termos ao documento a partir de uma fonte que é o próprio documento.

V – O sistema Unitermo é uma forma primitiva da indexação derivativa.

São corretas APENAS as afirmações

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    I, III e V

  • C.

    II, III e IV

  • D.

    II, III e V

  • E.

    III, IV e V